segunda-feira, 28 de abril de 2014

São Paulo terá exposição de Drones

De 7 a 9 de maio será realizada em São Paulo a quarta edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, maior evento da América Latina nas áreas de Geomática e Soluções Geoespaciais. Dentre as muitas áreas representadas no evento, a mais esperada será a exposição de novos modelos de Drones internacionais e nacionais. Serão apresentados alguns modelos para operações civis.
 
A expectativa é que se tenha maior economia de escala, fazendo baixar o custo de uso desses aparelhos não tripulados; e que a legislação brasileira os reconheça como categoria especial de dispositivos o que liberaria verbas e incentivos para o desenvolvimento da tecnologia. Atualmente, os Drones são vendidos no Brasil como “aeromodelos”.
 
Satisfeitas essas pré-condições, o cenário futurista com uma nova faixa de tráfego aéreo sobre as cidades brasileiras será comum.
 
Novos modelos pesam apenas de três a sete quilos

Serão apresentados o primeiro drone nacional com procedimentos de pouso e decolagem 100% automatizados. A operação não depende da presença de um piloto. O Modelos aerolevantamentos em áreas de até três mil hectares, tem autonomia de voo de até 70 minutos, alcance máximo de comunicação de 10 Km, velocidade de cruzeiro de 75 Km/h e teto de voo de até três mil metros. O preço estimado do equipamento é de R$ 140 mil.
 
O outro modelo de alto desempenho para mapeamento e fiscalização de áreas acima de 10 mil hectares. O Drone tem 15 quilos, autonomia de voo de 5,5 horas, alcance máximo de comunicação de 30 Km, velocidade de cruzeiro de 108 Km/h e teto de voo de até três mil metros. O preço estimado é R$ 220 mil.
 
Os Drones foram desenvolvidos para atuarem em operações de fiscalização e monitoramento ambiental (detecção de incêndios, invasão de áreas e Reserva Legal, atividades ilegais de pesca e extrativismo, etc), no monitoramento de linhas de transmissão, na agricultura de precisão (identificação de falhas de plantio, detecção de pragas nas lavouras, detecção da saturação hídrica do solo, etc), entre outras aplicações.
 
Hoje, os principais clientes são universidades e instituições de pesquisa, instituições de preservação ambiental, usinas de cana de açúcar, empresas de topografia e empresas agrícolas.

 
Marcas internacionais de Drones também estarão representadas no evento demonstrando seus novos modelos. O evento também traz cursos e seminários para discussão do tema.
 
MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014
O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 chega à quarta edição com 55 expositores e 70 marcas, além de 29 patrocinadores. A realização do evento é da MundoGEO.
 
Além da Feira de produtos e serviços, o evento terá 150 palestrantes do Brasil e exterior envolvidos em 31 atividades, entre seminários, fóruns, cursos, workshops, encontros profissionais e o hackathon, que é uma maratona digital para programadores e jovens talentos para criar soluções inovadoras que serão avaliadas e premiadas pelos organizadores, apoiadores e patrocinadores.
 
O  MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 tem o apoio de órgãos como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério do Meio Ambiente, Prefeitura de São Paulo, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
 
SERVIÇO
MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 
Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais
7 a 9 de maio de 2014
Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo – SP
http://mundogeoconnect.com


Fonte: Jornal Dia Dia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário