sexta-feira, 25 de abril de 2014

Policiais usam Drones para "prever crimes" em Los Angeles

Pode parecer coisa de filme de ficção, especialmente de Minority Report, no entanto, já existem esforços para evitar os crimes antes mesmo que eles aconteçam. A novidade vem do Departamento de Polícia de Los Angeles, que está utilizando Drones em áreas visadas para monitorar eventos no momento em que eles estão acontecendo.

De acordo com o noticiado pelo portal Dvice, a experiência vem sendo realizada em Compton, uma pequena cidade que acumula média de crimes acima do normal. O Drone patrulha as ruas da cidade a partir do céu e, cruzando os dados de onde a violência acontece com mais frequência, tenta flagrar infrações acontecendo em tempo real.

Um dos exemplos mostrou as vantagens e limitações do uso dos veículos aéreos não tripulados (VANTS) para esse fim. Uma mulher teve seu colar arrancado do pescoço e o ladrão correu para um carro de fuga numa rua próxima.

O Drone flagrou o momento da infração, o local e também o carro de fuga, porém, não conseguiu oferecer informações visuais suficientes para identificar o criminoso ou a placa do veículo.


A identificação visual, neste caso, seria fundamental para o departamento, já que eles relacionam imagens das câmeras de tráfego com a de possíveis suspeitos. Isso é feito com uma rápida consulta ao banco de dados de pessoas já registradas pelos oficiais. Aliado a dados sobre impressões digitais, escaneamento de retina, reconhecimento facial e outras formas de identificação, o uso de Drone espião para esse fim poderia realmente ajudar a "prever crimes".

A falha no entanto, seria você ser abordado por um policial por um crime de violência porque em uma outra situação teria sido detido por excesso de velocidade, por exemplo. Além disso, a preocupação – assim como em Minority Report – está no fato disso mudar a própria lei: ao invés da pessoa ser inocente até que seja comprovada sua culpa, o processo seria o contrário.

Por essas e outras questões, o programa está temporariamente desativado, no entanto, todo o departamento de polícia aprovou seu uso. Então, não se espante se daqui a alguns anos os VANTS passem realmente a vigiar e "prever crimes" por aí.

Fonte: Canal Tech
Veja Mais: http://canaltech.com.br/noticia/curiosidades/Policiais-usam-drones-para-prever-crimes-em-Los-Angeles/

Nenhum comentário:

Postar um comentário