terça-feira, 13 de maio de 2014

Drones fazem de tudo; confira lista das tarefas dos 'robôs voadores'

Os drones são máquinas voadoras bastante versáteis controladas remotamente por um operador. Equipados para sobrevoarem e sobreviverem a ambientes e situações hostis, foram criados para fins militares, mas sua utilização, pelos vistos, está indo muito além disso.
Drone criado por Hacker pode sequestrar outros drones em pleno voo
Confira abaixo uma lista de tarefas que os drones já executam hoje em dia, que podem no futuro ajudar a salvar vidas e construir um mundo melhor. Ou só entregar pizzas…


Ajudar no controle das fazendas
Fazendas geralmente possuem uma grande extensão de terras, e o controle se torna muito mais fácil com essas ágeis máquinas. Assim, o agricultor pode controlar seu sistema de irrigação, como suas plantas estão crescendo e até verificar se elas possuem alguma doença.



Tecedores de estrutura
Drones estão sendo experimentados para literalmente tecer estruturas e no futuro as máquinas podem figurar entre os mais novos construtores, respondendo com agilidade, força e precisão aos comandos.


Combater o crime
Departamentos de polícia de estados nos Estados Unidos, juntamente com o FBI, estão adquirindo drones para monitorar assuntos estratégicos, ajudar no policiamento e realizar atividades de espionagem planejada.




Patrulhar fronteiras
Assim como na polícia, drones estão sendo usados para patrulhar fronteiras, combatendo o tráfico de drogas e a entrada ilegal de imigrantes. Como era de se esperar, as máquinas voadoras já patrulham a divisa entre Estados Unidos e México há três anos, e de tempos pra cá a ideia é municiá-los com armas não letais.




Monitorar o clima 
Drones estão sendo usados pela NASA para estudar mais sobre o Ozônio e suas implicações em nossa atmosfera. A agência norte americana de proteção ambiental – EPA – também usa as máquinas para testar a qualidade de ar. Na Itália, eles estão sendo usados para controlar o despejo ilegal de gases tóxicos na nossa atmosfera.


Combate a incêndios
Os drones já são capazes de combater incêndios, especialmente os originados em áreas de difícil acesso para os bombeiros. Equipados com força e agilidade, conseguem carregar grandes quantidades de água e tornar a recarga ainda mais rápida, diminuindo o tempo gasto para apagar o fogo e minimizando os danos ambientais. Entretanto, embates com a Administração Federal de Aviação dos EUA ainda empacam a ampla utilização dos mesmos.


Inspecionar plataformas de petróleo
Problemas em plataformas de petróleo podem ocasionar vazamentos e desastres incalculáveis para o meio ambiente. Drones estão sendo enviados para os diversos cantos do oceano para inspecionar essas plataformas e garantir que nada saia do controle.


Monitorar a vida selvagem
Um time de cientistas da Indonésia vem monitorando um grupo de orangotangos com drones, pela capacidade de cobrir áreas inóspitas e de grande extensão, compreendendo como esses animais lidam com a destruição de seu habitat natural. A utilização dessas máquinas pode ser fundamental no combate e preservação da fauna de nosso planeta.




Distribuir remédios pelo mundo e salvar vidas
Devido a velocidade e capacidade de atingir ambientes hostis, drones estão sendo usados por uma companhia chamada Matternet para distribuir remédios em vilarejos inacessíveis na África. Isso agilizará o processo de salvar vidas em um continente tão carente.

Na Austrália, Stefen Riegebauer projetou drones para entregar desfibriladores para pessoas que acabaram de sofrer um ataque do coração. Com a velocidade das máquinas, muitas vidas poderão ser salvas.



Revolução no jornalismo
Nada é melhor que capturar a ação no momento em que está acontecendo e os drones, dotados de agilidade e versatilidade, conseguem realizar a tarefa com proeza. Estudantes de jornalismo nos EUA já começam a utilizar as máquinas de maneira experimental, e profissionais já utilizam para cobrir diversas pautas e reescrever a maneira como se faz jornalismo.



Entregas mais rápidas
Recentemente, a Amazon fez um anúncio público admitindo que realiza testes com o objetivo de utilizar drones para realizar entregas de seus produtos.
Chamado de PrimeAir, o serviço da Amazon foi anunciado pelo seu presidente, Jeff Bezos, no programa de TV americano 60 Minutes. Segundo ele, o serviço fará entregas rápidas, em um raio de 15 km, mas apenas de mercadorias leves como Blu-Rays, livros ou até alguns gadgets. O prazo para a entrega é de meia hora! Se a ideia se espalhar, teremos uma revolução na compra de produtos online.



Auxílio na venda de imóveis
Ao se comprar uma nova casa, nada melhor que ter uma real noção do lugar. Para isso, drones já estão sendo utilizados para realizar filmagens esclarecedoras pela propriedade e seus entornos, ajudando e muito na hora da venda do imóvel.



Entregas de pizza mais rápidas!
A rede de pizzaria Domino’s disponibilizou um vídeo de uma entrega de pizza, mas foi brincadeira, sendo feita por um Drone!




Fonte: Tech Tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário