terça-feira, 29 de abril de 2014

Acqua Manager inicia uso de drones militares para empresas de utilities



São Paulo - 28.04.2014 - A Acqua Manager Engenharia, empresa que já atua no mercado de concessões privadas de saneamento a mais de 15 anos, iniciou ontem o uso de seu drone profissional para empresas de água e esgoto.  É a primeira vez que uma empresa utiliza de tecnologia militar para uso no mercado de concessões.

Com sistemas totalmente desenvolvidos pelos engenheiros da empresa , ele agora será apresentado na Universidade de Berkeley ( Estados Unidos) ainda este ano, onde foi originalmente concebido e que recebeu oficialmente o patrocínio do fundo de pesquisa daquela instituição. O equipamento é capaz de monitorar, fiscalizar e acompanhar situações críticas que até então eram quase impossíveis de serem acompanhadas pelos diretores de operação dos Centro de Controle Operacionais (CCO).

O equipamento permite coleta e análise de água, vistoria em pontos de fiscalização que até então eram impeditivos aos fiscais da empresa, envio de imagens em tempo real aos centro de controles, análise e monitoramento de pontos críticos e principalmente a redução do custo e de movimentação de equipes. Um dos maiores benefícios é o de poder realizar e vistoriar qualquer situação, que até então era tida como difícil ou impossível pelos prestadores de serviços das companhias, reduzindo custos imediatos de pagamento de homem-hora a terceiros. Com esta vistoria, o Centro de Controle da empresa pode tomar decisões e enviar equipes exatas ao local, o que antes demoravam horas ou dias para ser realizado.

Diferente dos drones tradicionais, que são em alguns casos apenas pequenos equipamentos de rádio-controle, os drones militares permitem que sua autonomia chegue a quase 24 horas de uso contínuo.

Totalmente feito em fibra de carbono, com ligas especiais, ele carrega duas câmeras profissionais de alta resolução, e suas imagens e dados são criptografados para que não sejam copiadas por ninguém, exceto pelo centro de controle da empresa. Além disso o equipamento pode voar e retornar sozinho para a empresa, sem a necessidade de operadores (exceto quando chega ao ponto a ser vistoriado), evitando riscos humanos ou falhas na sua operação. O equipamento se utiliza de dados geográficos de satélites e redes de telefonia e possuem sofisticada modelagem matemática em seus softwares embarcados.

A Acqua Manager, que é uma empresa de Engenharia conhecida pela área de software e produtos para o setor de água brasileiro, agora cria uma área de engenharia para auxiliar a parte de automação operacional destas empresas,

Para isso, a empresa está em vias de aquisição de duas empresas de automação no Brasil para que a tecnologia possa ser levada as mais diversas concessões privadas de água, energia, gás, além de empresas de infra-estrutura.

Fonte e Agradecimentos: Assessoria Comunicações Acqua Manager Engenharia

Nenhum comentário:

Postar um comentário