Desta forma, o aparelho detecta a presença de obstáculos e a sua localização exata, traçando um rumo alternativo para evitar colidir.
O drone foi criado por uma equipe liderada por Guido De Croon, da Universidade de Tecnologia de Delft.
"Quando [o DelFly] vê algo, ele anda em círculos e só prosseguirá na direção que ia tomar quando vir que tem espaço suficiente para passar", explicou De Croon.
"Isto é uma das coisas simples que faz, que o tornam eficiente. Acreditamos que vai conseguir desviar-se de todos os obstáculos", comentou.
"O próximo passo é fazer com que o DelFly consiga passar por portas e janelas, para então explorar não apenas uma divisão, mas um prédio inteiro", afirmou Guido à Reuters.
"E o passo depois desse é fazer com que [o drone] perceba quando já tem pouca bateria e quando é hora de regressar à base", explicou.
Para já, o protótipo consegue voar durante nove minutos, mas os investigadores esperam que com baterias melhores e sensores mais sofisticados, o DelFly possam chegar a "novos horizontes".
Os responsáveis do projeto acreditam que o seu modelo poderá ser útil em tarefas de vigilância ou de captação de imagens para fins de entretenimento.
Fonte: Rádio Voz da Rússia
Veja mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_01_21/cientistas-holandeses-criam-drone-que-pode-se-movimentar-sem-ajuda-humana-6758/
Nenhum comentário:
Postar um comentário